Casa / Notícias / REFORMA TRIBUTÁRIA

REFORMA TRIBUTÁRIA

Reforma tributária: confira as principais mudanças da emenda constitucional aprovada no Congresso

EC 132/2023 altera as regras do sistema tributário brasileiro.

Após três décadas de debates, o Congresso Nacional promulgou a reforma tributária por meio da Emenda Constitucional 132/2023. A mudança, que tem o objetivo de simplificar e unificar os tributos relacionados ao consumo, deve ser realizada de forma gradativa, estendendo-se até 2033.

A reforma tributária busca substituir quatro tributos pelo novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), seguindo um modelo dual compartilhado entre a União e os estados/municípios.

O que é o IVA?

O IVA irá consolidar os seguintes tributos:

  • O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , que serão substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) ;
  • O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS) serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) ;
  • O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) permanecerá, incidindo apenas sobre mercadorias concorrentes às produzidas na Zona Franca de Manaus.Transição da reforma tributária

    A transição para o novo sistema tributário começará em 2026 e se estenderá até 2032, sendo:

    2026: alíquota teste de 0,9% para a CBS (IVA federal) e de 0,1% para IBS (IVA compartilhado entre estados e municípios);

    2027: PIS e Cofins deixam de existir. CBS será totalmente implementada. Alíquota do IBS permanece com 0,1%;

    Entre 2029 e 2032: redução paulatina das alíquotas do ICMS e do ISS e elevação gradual do IBS;

    2033: vigência integral do novo modelo e extinção do ICMS e do ISS.

    As alíquotas, em sua maioria, seguirão uma padrão estimado em 27,5%. No entanto, setores específicos, como dispositivos médicos, educação e serviços de saúde, terão alíquotas reduzidas. Profissionais liberais com atividades regulamentadas pagarão 70% da alíquota-padrão do IVA.

    Incentivos e desonerações

    A reforma propõe incentivos, como alíquotas zero para a cesta básica, medicamentos para doenças graves e serviços de educação superior pelo Prouni. A imunidade tributária para livros será mantida. Regimes tributários favorecidos incluem a Zona Franca de Manaus e o Simples Nacional.

    Medidas ambientais e sociais

    Uma mudança notável é a introdução de um Imposto Seletivo sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A cobrança progressiva do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) também está prevista, visando a equidade.

    Arrecadação da reforma tributária

    A reforma estabelece um Comitê Gestor para gerenciar a arrecadação do IBS, garantindo uma abordagem técnica e impedindo a criação de novas carreiras dentro do comitê.

    O texto também prevê uma segunda etapa, abordando a reforma dos tributos sobre a renda, a ser apresentada até 180 dias após a promulgação da reforma sobre o consumo.

    Essas mudanças sinalizam uma nova era na estrutura tributária brasileira com o objetivo de promover a simplificação, transparência e equidade fiscal. O impacto dessas medidas será sentido ao longo dos próximos anos.

Verifique também

COMO ANDA SUA CONTABILIDADE?

Especialista da Provisão Contabilidade explica pontos importantes que não podem ser deixados de lado para ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *